Atendendo a solicitação de Mirédina Hipólito, enfermeira da Casa de Acolhida, a equipe técnica da Casa de Saúde Coletiva visitou esta instituição no dia 26/09/2013, com o intuito de realizar Teste Rápido Diagnóstico de HIV e Teste Rápido Triagem HBC num oferecimento de ações de promoção à saúde e de prevenção de doenças.
A equipe formada pelos profissionais Flávia Ferreira Cazelli Netto (enfermeira), Luiz de Paula Almeida Júnior (psicólogo) e Patrícia Viana Campos (assistente social) utilizou como metodologia, após discussão com a equipe da Casa de Acolhida, uma abordagem de grupo por entender que o perfil deste público necessitava de um trabalho diferenciado. A abordagem coletiva foi um importante mecanismo encontrado para apresentar os exames que seriam realizados, bem como esclarecer possíveis dúvidas quanto aos exames apresentados.
Segundo Relatório de Vista Institucional foi realizado 15 testes de Hepatite e 15 de HIV em pessoas em situação de rua do município. Todos apresentaram resultados não reagentes. Todos os usuários que realizaram o teste tiveram acesso ao resultado e optaram entre ficar com o resultado ou anexar ao prontuário médico que existe na instituição.
A equipe avaliou que esta experiência teve êxito pois conseguiu atingir um grupo que se encontra em situação extrema de vulnerabilidade e exclusão social e que a parceria com a Casa de Acolhida Regina Lúcia Fonseca de Gomes foi fundamental para o sucesso da ação, visto o trabalho realizado por esta entidade que consegue perceber as necessidades desta população.
A Casa de Acolhida agradece a estes valorosos profissionais, que de forma ímpar se colocaram ao lado das pessoas em situação de rua, realizando não só uma prestação de serviço em saúde,mas verdadeiramente a prática de amor ao próximo.