top of page

Façamos a Palavra de Deus ecoar!

O mês de setembro é dedicado à Bíblia. Um tempo propício de reflexão e conscientização maior sobre sua importância em nossa vida.

A Palavra de Deus dirigida a nós se torna uma Luz para nossa missão, é algo que orienta os nossos passos, o nosso modo de viver.

Na Pastoral do Povo de Rua, todas às quintas-feiras, temos o Grupo de Oração coordenado por Maria Ignez Francischetti Suzano. Nos demais dias, pequenas pausas para reflexão onde Deus nos revela seu rosto de pai e mãe, amigo e companheiro, cuidando de seus filhos e principalmente, os mais necessitados. Deus é conhecido não tanto pelo que dizemos a seu respeito, mas antes pelo que fazemos pela maneira como agimos e pelo quanto experimentamos sua presença em nossas vidas.

Voluntários católicos e de outras denominações religiosas procuram através da diversidade de ações que realizam como: consulta médica, corte de cabelo, cuidados de higiene, alimentação e outras dar prosseguimento a ação de Deus junto a este povo excluído, fazendo ressoar as palavras de Jesus:

O que fizeste a um destes pequeninos, foi a mim que o fizeste”. (MT 25,31-46)

"A Palavra de Deus é Luz de nossos passos, mas não os substitui. É como receita de comida. Ela ajuda a preparar o alimento, mas não mata a fome por si só. A Palavra para revelar Deus precisa ser praticada. Lendo a Palavra, comprometemo-nos em nossa própria conversão e no serviço fraterno com o olhar da fé".

É comum ouvir dos moradores de rua confissões simples e verdadeiras de como sentem a presença salvadora e libertadora de Deus em suas vidas. Presença que consola, que ajuda a não entregar os pontos, de força para resistir as inúmeras situações a que estão expostos, de luz no fim do túnel, de presença absoluta quando a solidão é total.

Um de nossos assistidos o Sr. Miltom Santana que hoje é reintegrado do projeto e funcionário da empresa Rio Zim, nos conta que certa vez estava deitado ali na Silva Jardim, na antiga Fábrica Progresso, num dia de muito frio. Deitou no papelão e dormiu. Na hora em que acordou ficou surpreso pois estava quente, coberto e com um alimento a seu lado. Então pensou: “quem me cobriu? Com duas cobertas? Deus do céu! O pessoal da Pastoral veio pois eu estava numa tremedeira danada e podia até morrer. Deus cuida de nós!!!”

Deus continua alimentando seu povo neste deserto urbano. Através de nosso serviço, Deus quer ser o consolador ao aliviar o sofrimento e a fome que passam as pessoas que moram nas ruas.

Convidamos vocês a juntarem-se a nós. A Bíblia nasceu de uma experiência comunitária. Não existe melhor forma de interpretá-la do que na comunidade, nos Grupos de Oração, nos Círculos Bíblicos. Neles partilhamos a partir da vida os apelos de Deus para nós, com a certeza do que São Paulo nos diz:

"A Palavra de Deus é viva e eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes".(Hb.4,12)
137 visualizações
bottom of page