top of page

A missão realizada em 2017


Refeitório da Casa de Acolhida Regina Lúcia Fonseca de Gomes

Como 2017 passou rápido! Um ano intenso de atividades, apelos e desafios que a vida nos trouxe a cada instante. Conhecemos muita gente no decorrer deste ano. Pessoas comprometidas e desafiadas pelas questões apresentadas pela população em situação de rua e que movidas pelo mesmo espírito solidário, comprometem-se com a construção de ações que geram vida digna para todos. Entre tantos parceiros, foi criado em 2017 o Grupo Rede População de Rua, cujo objetivo é melhorar a comunicação entre os agentes de organizações que trabalham com este público e a melhoria dos serviços ofertados.

Aprendemos muito com as pessoas assistidas na Casa de Acolhida Regina Lúcia Fonseca de Gomes. É bom para nós ouvirmos os testemunhos desse “povo de rua”, de sua filosofia de vida, valores e religiosidade. Belos seres humanos aos quais basta dar as mãos e possibilitar a descoberta de suas possibilidades e potencialidades.

Maurício Dionísio, reintegrado do projeto, dando seu depoimento ao lado de Marilia Gouvêa dos Reis (Vice- Presidente da Casa de Acolhida) e Maria Ignez Francischetti Suzano( Coordenadora de Pastoral)


O projeto Amigos da Rua em 2017 possibilitou a reintegração de 7 assistidos. Uma parcela pequena em relação ao total de pessoas que procuram a sede da Casa de Acolhida pedindo ajuda. Foi possível em 2017 favorecer o retorno à cidade de origem a 53 migrantes e atender a um total de 229 pessoas, realizando diversas ações nas áreas de saúde, nutrição, religião e assistência social. Acompanhamos o processo de reintegração de 24 assistidos inseridos em suas famílias, trabalho e comunidade, auxiliando-os em suas necessidades, quando buscavam um suporte para a nova caminhada que estavam trilhando. Como dizia D. Hélder Câmara: " que a tua mão ajude o vôo...Mas que ela jamais se atreva a tomar o lugar das asas..."


Vivenciamos momentos de alegria, solidariedade, preocupação, superação, sofrimento e de injustiças. Sentimos um pouco de medo por nos expormos em muitas situações, mas sempre fomos animados e fortalecidos pela experiência de fé, oração e pelo amor presente nas relações, que movem os corações na direção um do outro e nos acenos de Deus para nós.


Celebramos assim o Natal, a festa do encontro, junto a todos os nossos amigos.

Com o coração cheio de gratidão a Deus por tudo o que Ele nos permitiu realizar, é com grande alegria que queremos agradecer também a cada um de vocês, nossos parceiros: a nossa Igreja que guiada por Pe. Edilson Medeiros de Barros é fonte de vida e esperança, a Associação Balbina Fonseca na pessoa de sua presidente Sra. Regina Lúcia Fonseca de Gomes por todo seu carinho, acolhimento e ajuda para o sustento da missão , a Prefeitura Municipal de Valença representada por nosso amigo e parceiro Sr. Luiz Fernando Furtado da Graça e nossa estimada Secretária de Assistência Social Sra. Roseli Moreira, aos associados, assistidos do projeto, colaboradores, benfeitores, voluntários e funcionários da Casa de Acolhida por fazerem o bem na vida de inúmeras pessoas.

Que possamos pôr-nos a caminho como os Magos para buscar o Deus Menino! O importante é descobri-lo, encontrá-lo e deixarmo-nos transformar por este encontro, que muitas vezes se manifesta na criança abandonada, no idoso, no morador de rua, no jovem perdido pela droga, no desempregado e em tantos rostos que contemplamos no dia a dia de nossos trabalhos na Casa de Acolhida Regina Lúcia Fonseca de Gomes.

Que o Novo Ano seja marcado pela experiência deste encontro vivo e repleto de alegria com Jesus Menino, o aniversariante do mês e a razão de ser de toda a nossa festa. Feliz Ano Novo!!!

74 visualizações
bottom of page