top of page

Fundação D. André Arcoverde patrocina projeto de apoio aos catadores de materiais recicláveis

A Fundação D. André Arcoverde (FAA) em mais uma parceria com a Casa de Acolhida Regina Lucia Fonseca de Gomes está articulando a implantação de um projeto de apoio aos catadores de materiais recicláveis de Valença. Esta é mais uma inciativa inovadora idealizada pelo professor José Rogério Neto, Diretor Acadêmico do CESVA e que contribuirá para a promoção da vida com dignidade destas pessoas. Segundo o Coordenador do Projeto na FAA, Rynaldo Santos, o projeto inclui inicialmente a doação de uma bicicleta de carga que auxiliará na coleta e uma ação educativa para a conscientização a respeito da forma correta da separação e destinação do material.



Durante três dias da semana, a Fundação permitirá que os catadores acessem suas dependências para o recolhimento do material reciclável utilizando a bicicleta, que pode ser compartilhada por várias pessoas. O projeto contempla ainda a doação de material de segurança no trabalho, a divulgação dos tipos de materiais coletados além da assessoria de outros profissionais aos catadores. Rynaldo manifestou o desejo de que muitas outras bicicletas venham a ser distribuídas para ajudar no trabalho diário destas pessoas por toda cidade.


O projeto é amplo e trabalha em várias dimensões, entre elas a reflexão e a criação de uma nova consciência sobre o lixo, sobre a importância dos catadores no meio ambiente, sobre a forma de como fazer o descarte destes materiais, num reciclar de hábitos e atitudes.


COMO PARTICIPAR

Aqueles que desejarem fazer parte do projeto podem agendar a retirada dos materiais recicláveis em suas empresas, residência ou eventos pelo telefone da Casa de Acolhida: 2453-4626. Também contamos com a doação de um celular para a formação de um grupo de WhatsApp, agilizando assim a comunicação.

Agradecemos à Fundação D. André Arcoverde, na pessoa do professor José Rogério Neto e a todos os envolvidos que tornam possível a realização deste projeto. Nossa esperança é de que a semente lançada germine e dê bons frutos para que outras pessoas possam usufruir dos benefícios deste projeto.

169 visualizações
bottom of page