top of page

Fundação D. André Arcoverde entrega primeira bicicleta de carga a catadores de recicláveis



A Casa de Acolhida Regina Lúcia Fonseca de Gomes recebeu nesta quarta-feira (10/04) a primeira bicicleta de carga que ajudará no trabalho diário de coleta seletiva realizado pelos catadores de recicláveis que participam do projeto Amigos da Rua. A doação foi realizada nas dependências da FAA e contou com a presença do Diretor Acadêmico do CESVA e idealizador do projeto, Prof. José Rogério Neto, do Técnico Ambiental Rynaldo Santos, do Coordenador de Extensão Acadêmica, Prof. Rodrigo Mencalha, dos catadores de recicláveis Anderson Rosa e Fabiano Fernandes Pimenta, e de Marilia Gouvêa dos Reis, 1ª vice-presidente da Casa de Acolhida Regina Lúcia Fonseca de Gomes além de colaboradores do projeto.



A bicicleta, que traz o slogan” COLETA SELETIVA/ EM SINTONIA COM A NATUREZA”, além de facilitar o trabalho, trará mais dignidade, maiores oportunidades de geração de renda e a promoção da cidadania para as pessoas em situação de rua que participam da coleta seletiva.

“A bicicleta vai ajudar muito, pois a coleta começa bem cedo e a pé a gente não consegue chegar antes do caminhão. Um ponto principal que todos esperam é a geração de renda. Apesar das pessoas chamarem de lixo, o material reciclado é muito procurado, é o que complementa nossa renda para comprar o gás, pagar a luz e até o aluguel. Está difícil o emprego e as coisas estão muito caras. O reciclável é o que me dá retorno”, relata entusiasmado Fabiano Fernandes Pimenta.


"Este será um projeto bom para as pessoas em situação de rua que querem dar um rumo em suas vidas. Eu sou o primeiro de outros que virão. Esta bicicleta vai ajudar muito no trabalho. É uma oportunidade! Vamos esperar que mais pra frente, com um maior número de catadores, abra em Valença uma fábrica de reciclagem”, comenta com muita esperança Anderson Rosa, um dos primeiros catadores a participar do projeto.


Como participar


A coleta seletiva minimiza os impactos da destinação dos resíduos sólidos e traz inúmeros benefícios, entre eles o fornecimento de materiais de baixo custo às indústrias, favorecendo a diminuição dos recursos naturais utilizados. Quem estiver interessado em participar do projeto, basta ligar para o telefone 2453-4626, e agendar a retirada dos produtos em sua residência. O catador irá até o local e fará a seleção pois não são todos os materiais que podem ser recolhidos. O serviço ainda não dispõe de whatsapp.

Em breve, serão entregues folhetos com todas as informações de como fazer a correta separação dos materiais destinados à coleta seletiva.

Agradecemos à Fundação D André Arcoverde, em especial ao Prof. José Rogério Neto, por caminhar conosco na busca por estratégias para o enfrentamento dos problemas sociais da nossa comunidade.

608 visualizações
bottom of page