Pessoas em situação de rua participam de oficina fotográfica



Com a câmera fotográfica nas mãos e um sorriso no rosto, Carlos estava animado e prestando atenção em cada lugar para iniciar suas fotos.


Ele é um dos atendidos pela Casa de Acolhida Regina Lúcia Fonseca de Gomes que participa da oficina fotográfica que vem sendo conduzida por Marilia Gouvêa dos Reis.


Neste ​primeiro momento três assistidos foram convidados a fotografar algo que lhes chamasse a atenção nos espaços percorridos da Praça XV de Novembro, captando além de imagens, sentimentos refletidos em momentos de observação e interiorização. Com o desenrolar da oficina outros lugares de Valença serão percorridos e o resultado final contará com uma exposição das fotos.


A confiança de que são capazes aumenta à medida que vêm o resultado de seus trabalhos e desta forma uma maior vontade de participar das atividades propostas. Outros assistidos já solicitam a participação no projeto.


A fotografia permite resgatar a própria imagem e a autoestima destas pessoas, abrindo o olhar para uma nova visão de mundo. Este é o objetivo do projeto LIBERDADE DE OLHAR, promovido na Casa de Acolhida Regina Lúcia Fonseca de Gomes.


Podemos acrescentar ainda as intenções de proporcionar momentos de beleza e alegria ao cotidiano destas pessoas, favorecer a manifestação de seus sentimentos e a de deixar a condição de invisibilidade se percebendo como cidadãos. Para nós, esta pequena contribuição de nossa parte, possibilita um grande aprendizado.

Os nossos agradecimentos à Paula Ramos que nos doou esta câmera possibilitando a visibilidade do potencial criativo desta população.

#CasadeAcolhidaReginaLuciaFonsecadeGomes #fotografia

0 visualização

A Pastoral do Povo de Rua é uma
das pastorais sociais da Paróquia
de N. Sra. da Glória.

SOBRE NÓS
LOCALIZAÇÃO

Casa de Acolhida Regina Lúcia Fonseca de Gomes

Pastoral do Povo de Rua • Valença • RJ
Praça Pe. Gomes Leal 365, sl. 5      
Centro • Valença • RJ • 27600-000      
tels.: (24) 2453 4626                         
e-mail:
contato@amigosdarua.org

  • Grey Flickr Icon
  • Grey Facebook Icon