top of page

Espaço de Acolhimento Mãe Teta é reinaugurado após reforma pela Associação Balbina Fonseca

Na tarde desta última quarta-feira (10/07), a Casa de Acolhida Regina Lúcia Fonseca de Gomes ganhou mais um belo presente! Foi reinaugurado o Espaço de Acolhimento Mãe Teta, local de vivência do amor ao próximo e cuidado com os menos favorecidos.

O projeto da obra, de responsabilidade do arquiteto André Mejias, contemplou a troca do revestimento do piso e paredes, a substituição das portas, a mudança das instalações hidráulicas, elétricas e a gás, a construção de áreas de acessibilidade, uma barbearia e uma varanda para abrigar os assistidos até o momento do atendimento.

Uma das maiores dificuldades para quem vive nas ruas é a de um lugar para tomar banho, a de lavar e secar as roupas que usa e que em muitos casos são as únicas que possuem. O novo espaço contempla um complexo com 6 duchas a gás e banheiros de alta qualidade e sempre limpos, um local para lavar e secar roupas, uma rouparia e uma barbearia que proporciona as pessoas que se sentem abandonadas a restauração da dignidade.


Toda reforma foi financiada pela Associação Balbina Fonseca por intermédio de sua presidente Regina Lúcia Fonseca de Gomes, grande amiga e benemérita deste trabalho assistencial. Foi ela quem criou as condições iniciais para o desenvolvimento das atividades do projeto Amigos da Rua ao construir o Espaço de Acolhimento Mãe Teta. Posteriormente, com o crescimento do projeto, foi necessário ampliar as instalações que deram origem à Casa de Acolhida Regina Lúcia Fonseca de Gomes, reconhecida como Entidade Beneficente de Assistência Social desde dezembro de 2014.


O Espaço de Acolhimento Mãe Teta foi assim denominado em homenagem à Francisca Raphaela Abruzinni da Fonseca, a mãe de Regina Lúcia Fonseca de Gomes. Em seu pronunciamento, Dona Regina dizia: “Mãe Teta, minha mãe e homenageada aqui hoje, gostava de dizer que era enfermeira samaritana. E assim foi a vida inteira, sempre pronta a ajudar as pessoas, a receber as pessoas em sua casa, a alegrar as crianças e a fornecer alimento a todos. Teve uma infância difícil, seu pai faleceu quando era criança, passou por necessidades, sua família foi ajudada por parentes e amigos. Usou inúmeras roupas ganhas, se alimentou na casa das tias e com isso aprendeu a se doar a todos os que dela precisavam. Nunca perdeu a alegria de viver”. Emocionada passou a Luciana Fonseca de Gomes Welle, sua filha, a conclusão de suas palavras: (...) ”a Associação Balbina Fonseca, dentro de seu projeto “O poder do sonho” tem orgulho de participar dessa Pastoral e vê-la florescer pelas mãos de todos os voluntários. (...)Desejo a todos que aqui colaboram, força e fé para darem continuidade a esse bonito trabalho”.

Pe. Edilson Medeiros de Barros, presidente da Casa de Acolhida Regina Lúcia Fonseca de Gomes, agradeceu as ações realizadas, abençoou a todos os presentes e as novas instalações.


Marilia Gouvêa dos Reis, vice-presidente, agradeceu a todos pela participação no projeto Amigos da Rua e presença neste ato: aos assistidos, pois tudo o que foi feito e executado foi para eles, a Dona Regina Fonseca, familiares e a toda equipe da Associação Balbina Fonseca por todo bem realizado em prol da Casa de Acolhida Regina Lúcia Fonseca de Gomes, ao Pe. Edilson Medeiros de Barros pelo apoio e confiança dados ao trabalho realizado, ao arquiteto André Mejias e sua equipe pela realização desta valorosa obra, aos voluntários e funcionários pela doação de todos para realização das ações humanitárias, a Fundação D. André Arcoverde, na pessoa de Rynaldo Santos e demais parceiros e amigos, por estarem conosco nesta missão de resgate da dignidade e da cidadania de tantos irmãos, a Prefeitura Municipal de Valença, na pessoa do prefeito Fernandinho Graça e de seu secretário de Serviços Públicos e Defesa Civil, Carlos Henrique B. Machado e demais membros , o suporte necessário dado ao trabalho,o qual permite atender com dignidade aquele que foi privado de seus direitos fundamentais.


Finalizando esta tarde, fomos convidados a participar de um momento de confraternização celebrando a beleza deste tempo de graça em união com todos os que participam de alguma forma deste trabalho.

Deus abençoe a todos!!


122 visualizações
bottom of page